david sobral  design de iluminação e sonoplastia | gestão cultural

currículo

Nasceu no Porto em 1978.

Começou por estudar música na Academia de Música de Vilar do Paraíso onde obteve alguma formação musical. No ano lectivo de 96-97 terminou o 1º ano da licenciatura de Professores de Educação Musical do Instituto Piaget. Posteriormente estudou em particular com Carlos Azevedo, Mário Delgado, Frank Möbus e Hugo Danin.

Em Dezembro de 2001 licenciou-se em Design de Iluminação e Sonoplastia na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, onde teve como professores Francisco Beja, Pedro Guedes, Isabel Alves Costa, entre outros.

É o autor e realizador da rubrica radiofónica diária
"Jazz faz tarde..." estreada e emitida durante o ano de 2002 na
Rádio Universidade de Coimbra.

A convite de Teresa Ricou, exerceu de 2002 até 2004, o cargo de professor de Luminotecnia no Chapitô - Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo e desde Novembro de 2002 orienta workshops de Luminotecnia por todo o país. Em Abril de 2004 foi o formador desta especialidade no 25º Encontro Nacional de Teatro na Escola realizado em Abrantes.

Em Junho de 2003 frequentou em Nova Iorque as Broadway Lighting Masterclasses onde teve aulas com Jules Fisher, Paul Marantz, Ken Billington, Don Holder entre outros.

Para completar a sua formação técnica frequentou, em Fevereiro de 2004, o Workshop de Direcção Técnica orientado por Philippe Mulon, Director Técnico do Theatre des Bouffes du Nord de Peter Brook, no Teatro Maria Matos em Lisboa.

Mantém desde Junho de 2004 uma relação estreita com a Luzboa – Bienal Internacional da Luz de Lisboa tendo, a convite do coordenador Mário Caeiro, orientado duas palestras (2004 e 2006) e redigido um artigo para o livro "Luzboa – A Arte da Luz de Lisboa".

Em Março de 2005 fez o Desenho de Luz do espectáculo de ante-estreia da Casa da Música "Da Primeira Liberdade" com composição de Fernando Lapa inspirada em poemas de Sophia de Mello Breyner.

Em Junho de 2005 foi convidado por Miguel Bernat, Director Artístico e
Paulo Oliveira, Director Administrativo, do Drumming - Grupo de Percussão
para exercer o cargo de Gestor Executivo.

Em Julho de 2005 pós-graduou-se em Gestão Cultural pelo Instituto Politécnico do Porto tendo como professores António Jorge Monteiro, Salvador Santos, Jorge Cerveira Pinto, entre outros.

Em Janeiro de 2006 frequentou a masterclass designada "Marketing da Cultura e das Artes" com o Professor François Colbert, especialista internacional em marketing das artes e da cultura, no Centro Cultural de Belém.

Em Agosto de 2006 foi convidado pelo escultor e pintor José Rodrigues para iluminar o espólio artístico do Convento de São Payo em Vila Nova de Cerveira.

Encontra-se actualmente em digressão com a cantora Maria João.

Iniciou a actividade profissional em 1997 realizando pequenos trabalhos como técnico de som, tanto ao vivo como em estúdio, desde então já trabalhou em mais de 40 teatros e auditórios por todo o país, em Espanha, França, Andorra e Brasil com:

Companhias de Teatro

Encenadores

Maestros

Grupos de Música

Casas de Espectáculos

Festivais

Curriculum Vitæ in English (PDF)

Curriculum Vitæ completo (PDF)